Jump to Navigation

eletrorganicos

sex, 07/12/2012 - 06:27

Por enquanto essa TAZ desliga

Sábado foi meu último dia no LabLivre:Experimentações EletrOrgânicas, que por enquanto vai ser descontinuado e virar outra coisa no SESC Sorcaba, coisas de TAZ's.

Na parte da manhã tentei entender o que não deu certo na experiência dos musgos com grafites, talvez a luz muito forte. Depois seguimos para documentações finais da Autonomias do Silêncio (em breve saindo um paper com o pessoal da Nuvem).

Na parte da tarde, participei a convite do Hudson, de uma Roda de Conversa na sala da Internet Livre: A Tecnologia Rompendo Barreiras. A Atividade fez parte da Virada Inclusiva do SESC.

718 leituras blog de mairabegalli
sab, 24/11/2012 - 15:02

Penúltima semana

Hoje eu e Fabrício scaneamos a planta do SESC e tagueamos os pontos de coleta de áudio. Até a semana que vem, pretendo criar um Prezi sobre, bem parecido com o HotSite da Autonomias do Silêncio. 

Tenho conversado com a Luciana Fleishman sobre a construção de um paper, relatando o intercâmbio entre as duas experiências.

Na parte da tarde coletei os musgos na Rua e fiz a aplicação. Coloquei-os na bancada sob luz forte. esperemos :)

 

446 leituras blog de mairabegalli
dom, 18/11/2012 - 17:32

Áudios, Imagens, Musgos

Ontem pela manhã finalizamos a coleta de registros do Autonomias do Silêncio, capturamos áudios e imagens do Jardim Vertical e do Orquidário.

Durante a semana sistematizaremos essas coletas e em breve disponibilizaremos. Aproveitamos também para capturar algumas imagens que vamos enviar para o MutSaz do Fim do Mundo :)

Na parte da tarde, conversamos com a Sabrina, mostramos o paper que produzimos sobre a instalação EcoSistema e sobre Autonomias do Silêncio. Pretendemos deixar uma instalação audivisual como continuidade da proposta, que também seja voltada para o público com deficiência visual. Saímos no entorno da unidade para mapearmos possíveis locais para a coleta de musgos, pois na semana que vem faremos uma oficina sobre musgo grafite, transformando os musgos em bioindicadores, das 14hs em diante. Ficamos sem internet :( Em busca de redes sem fio. 

520 leituras blog de mairabegalli
sab, 20/10/2012 - 15:20

Instalando...

Hoje pela primeira vez apareceram interessadxs na atividade do "ecossistema perfeito" desde cedo. Exatamente às 11hs já tinha gente esperando para participar.

Das 11hs às 14hs migrei as mudas, que o Hudson trouxe, para os vasos-monitores com ajuda de crianças que apareceram por lá, e também conversei com outrxs interessadxs.

Semana que vem pretendo continuar o plantio das mudas e montar a instalação. Vou trazer tinta para dar acabamento aos monitores :)

Durante a semana o Guima testou os sensores que tinham reagido de forma conflitante, na LatinWare. Lá eles funcionaram, e agora aqui também.

334 leituras blog de mairabegalli
dom, 14/10/2012 - 10:53

Tentativa e erros

Essa semana, por causa do feriado do dia 12/10, o Lab Livre EletrOrgânicos foi bastante visitado :)

Ontem, Hudson esteve conosco. Transferimos os sensores que Guima estava desenvolvendo desde o começo da residência para o jardim vertical. Mas, os sensores de toque que funcionavam perfeitamente no ambiente da internet livre se mostraram instaveis quando alocados numa área de bastante umidade, interferência de pessoas e vento.

Guima, eu e Hudson, tentamos por algumas horas ajustar o sistema...mas ainda não conseguimos.


Os processos eletrônicos quando somados a interações biológicas se tornam ainda mais complicados de prever, mas sempre vale o processo laboratorial de descobrir novas fronteiras a partir de planos não-perfeitos.

Durante a semana, Hudson levou espécies de (11) mudas nativas (ipê rosa e amarelo, coração de negro, araçá e guapuruvu) e "lixo eletrônico" que usaremos para fazer uma instalação baseada na obra de Nam June Paike, Garden TV, alguns dias pra frente.

396 leituras blog de mairabegalli
sex, 12/10/2012 - 14:06

Composição com eletrôrganicos

Algumas pessoas apareceram interessadas, o perfil é heterogêneo: crianças, senhoras com mais de 60 anos, jovens, algumas famílias.
Entretanto nenhuma pessoa chegou pontualmente para a roda de conversa, mas sim, querendo dialogar e entender

sentimos a necessidade de alguma forma manter contato com essas pessoas, pensamos numa conta de twitter do LabLivre EletrOrgânicos e um grupo no Facebook
sinalizando em algum lugar do Lab o endereço dele.

Eu e Guima conversamos e revisamos o que já foi feito até agora e como poderíamos trabalhar juntos.
Revisamos materiais bibliográficos e pesquisas para aplicação de futuros projetos
planejamos, ainda que brevemente, as semanas seguintes:

 

  • Mensurar fotosíntese do sistema;
  • pHmetro com arduino;
  • Análise de nutrientes;
  • Touch plant como medida de interatividade.

 

 

370 leituras blog de Maira Begalli
ter, 18/09/2012 - 20:23

TouchPlants + LEDfeedback

Experiência utilizando uma fita de led rgb como feedback aos estímulos de capacitância nas plantas... A troca de visualização (velocidade, cor, etc) é feita pelo controle remoto IR da própria fita, abrimos ligamos transistors no lugar dos botões e acionamos pelo arduino...
420 leituras blog de guimasan
ter, 18/09/2012 - 19:43

Cremilda matando a sede...

Utilizando os sensores de capacitância, a alteração e deslocamento de massa da planta é mapeado em frequências sonoras:

 

 

408 leituras blog de guimasan

Referências EletrOrgânicos

  >>>>>>>>>>>>>>>o<<<<<<<<<<<<<<<< Sites:

Artigos/Livros:

  >>>>>>>>>>>>>>>o<<<<<<<<<<<<<<<<    

sex, 14/09/2012 - 12:33

PlantNoise - Video

 

Gerando ruídos tímidos ainda com sensores de capacitância, toques midis e laços simples no arduino.

 

498 leituras blog de guimasan
Conteúdo sindicalizado