OficinaColaboracaoCorrenteViva

Origem: MetaReciclagem, a enciclopédia livre.

Oficina de ColaboracaoLowTech realizada no Olido para os interlocutores de comunicação de entidades integrantes da CorrenteViva, em Novembro de 2004.

Alguns comentários dos interlocutores:


Avaliação - 3º Avaliação Comunicação – Novas Tecnologias 20/10/04 – Av. São João / Centro


Márcia – Estrela Nova

Por ser a primeira vez que estou participando na oficina de comunicação, consegui acompanhar a dinâmica, fazer os exercícios propostos, apesar de não falar muito. Tudo foi muito proveitoso, as pessoas foram muito participativas , a Elly e o Felipe são pessoas muito carismáticas e eu aprendi muito com eles e com todos.


Patrícia – Kagohara

Bem, mas uma vez gostei muito dessa oficina, acredito que se a nossa 2º oficina tivesse sido aqui com a mesma carga horária seria muito proveitoso. Hoje foi mais um dia de aprendizagem, e fico feliz, pois nós do GT de comunicação já temos até um Blog e eu nunca tinha entrado e nem sabia como era usado, pois já foi explicado mais nada como junto com a explicação o trabalho. Espero ter mais acesso ao computador para que eu possa entender melhor que hoje aprendi, pois Álana você bem sabe da minha dificuldade em acessar um computador.


Marta – Social São José

Esta é a primeira oficina que participo, desde o inicio da dinâmica da parte da manhã eu achei bastante interessante, pois o grupo foi bastante acolhedor. Esta oficina aprimorou ainda mais com algumas dicas que tivemos de comunicação desde noticias até o acesso à Internet. Estamos aqui para aprender ainda mais, e o local bastante agradável e aconchegante. É sempre bom estarmos nos aprimorando em tudo o que fazemos.


Elza Oliveira – Figueira Grande

No primeiro momento gostei muito das idéias que foi propondo para nós ao decorrer da oficina. Como é importante a comunicação, achei muito legal a forma que a Elly e o Felipe fizeram nós enxergarmos isso. Parabéns a todos vocês que organizaram essa oficina de hoje.


Helena – Kagohara

Eu gostei muito da oficina, só que eu achei muito pouco tempo, nós temos muitas coisas sobre computação, a cada dia, mês e ano o nosso maravilhoso computador muda, então eu acho que nós deveríamos melhorar os nossos conhecimentos, também não podemos ficar atrás das máquinas e sim junto com elas do ladinho delas. Então vou ficar ansiosa para a nossa próxima oficina. E gostaria de pedir desculpa por ter faltado na outra oficina. Gostaria de dar parabéns para o GT de comunicação, vocês são maravilhosos por ter criado esta oficina.



Priscila – Ninho

Hoje o dia foi muito proveitoso, pois pude aprender como me relacionar com pequenas coisas e elas me fizeram readquirir conhecimentos que poderei realizar em minha Entidade, compartilhando com as pessoas que convivem comigo em meu dia-a-dia. Para adquiri conhecimento de como divulgar o meu trabalho e sentimentos através do computador. Espero continuar adquirindo conhecimentos para o meu crescimento profissional e pessoal.


Derly – São Joaquim

Nesta manhã achei o grupo um pouco em dúvida de como seria a oficina, mas quando começamos a trabalhar percebi que o grupo realmente trabalhou em “grupo”. Vou levar desse dia muitas informações, pois o dia foi agradável e ficou claro o que a Elly propôs para o dia. Espero que no próximo ano consigamos mobilizar mais pessoas através dessa oficina que foi maravilhosa.


Fernanda – COOJAB

Hoje obtive vários conhecimentos onde poderei utiliza-los no meu dia-a-dia e passá-los para outras pessoas. Gostei da dinâmica, pois quebrou o gelo da vergonha, os cartazes também foram muito interessantes, mas gostei mesmo de poder ter utilizado a Internet.

Marilza – São José O dia foi muito bom, porém senti que perdemos muito tempo principalmente na parte da manhã, iniciamos às 9:30 quando o horário estava marcado para 8:30. Penso também que poderia ser mais enxuto o assunto, já que a pratica seria no período da tarde. Muito bom e esclarecedor a oficina no período da tarde. Para muitos era inédito! Sugiro que como novas tecnologias seja também apresentadas maneiras de se utilizar um data show para as apresentações das Entidades, maneiras de armazenar (cd rom, disquete etc... pois muitos estão tendo contato com o computador agora).

Rodrigo – Turma da Touca A oficina de hoje foi muito interessante, e consegui me informar sobre algumas duvidas que eu ainda tinha. O que foi apresentado, não foi uma coisa muita desconhecida para mim, pois muito do que foi apresentado eu já tinha um certo conhecimento por ter trabalhado na área de informática, mas com certeza vai ajudar muito em minha instituição, e em outras instituições, onde notei que haviam pessoas com mais dificuldades. Achei interessante também à dinâmica realizada pela manhã, pois acho que deu para ter uma base para o que fosse ser desenvolvendo na parte da tarde!

Cristina – São José Gostei muito, na qual nós aprendemos bastante com as experiências de outras Entidades e tudo que nos foi dito na dinâmica é uma grande expectativa de vida. Esta oficina é muito gratificante para a nossa obra, gostaria de participar de todos sempre que possível. Nova tecnologia é importante para a nossa sociedade e do dia-a-dia de nossa vida e trabalho. O futuro será brilhante para todos que adquirem este hábito de transformação. Faça o melhor é gratificante. Obrigada pela compreensão e dedicação deste trabalho.

Maria S. de Oliveira - Provisão No primeiro momento da reunião, descobri que estava desatualizada quanto a noticias. E para se comunicar tem sempre que se atualizar, e estar ligada aos acontecimentos. A informática no primeiro momento nos dá idéia de que vai ser difícil se acostumar com a necessidade de ter que aprender, mas se não nos esforçarmos perderemos grandes oportunidades de se fazer conhecidos e fazer um trabalho de qualidade. Saio desse encontro com informações importante e motivada a querer aprender mais sobre esse máquina-ferramenta importantíssima que é a informática.

Kleber Luis – AMAI O dia de hoje com certeza vai contribuir para minhas atividades dentro da Entidade, muitos das técnicas e ferramentas abordadas na oficina eram conhecidas por mim, mas não tinha total domínio para o mesmo, foi um dia produtivo principalmente para o esclarecimento de dúvidas. Sugestão: Disponibilizar um pouco mais de tempo para as atividades de construção das ferramentas de comunicação.

Daniella – Espaço Livre Participar desta oficina hoje foi muito proveitoso, na medida que adquirimos conhecimentos e aprendizados com certeza podemos leva-los para nossa prática, tanto para nossa Entidade, quanto para nosso dia-a-dia. Avalio que esta oficina foi de extrema importância, pois hoje somos praticamente obrigados a lidar com a informática  meio este mais recente de comunicação. E hoje pudemos conhecer e aprender novas maneiras de utiliza-la.

Elizete – Figueira Grande II Logo de manhã senti que a oficina estava um pouco vaga, bem quando se iniciou, o Felipe falava rápido demais, e às vezes dizia algo que não dava pra entender, mas no caminhar começou a se enturmar e explicar melhor as propostas. Assim a manhã ficou maravilhosa e bem dinâmica, trabalhamos na prática e a Elly é uma super instrutora. Contudo à tarde também foi agradável e o dia me trouxe muitas informações que com certeza fizeram diferenças na minha vida cotidiana.

Kátia – Nazaré II Hoje o dia foi extremamente proveitoso, eu adorei e sairei daqui levando uma bagagem. Eu nem sabia que existia blog e muito menos utiliza-lo, agora preciso somente colocar em prática, e espero que todos não esconda o que aprendeu e passe adiante. Porém, este tipo de encontro sempre que puder faze-los para ampliarmos o nosso conhecimento, deveríamos faze-los.


Olga Aparecida - Provisão Bom achei super interessante a oficina de comunicação, e o aprendizado que tivemos, essa é a primeira vez que participo, e gostei muito, apesar de todos estarem bem quietos. A forma que foi passado o aprendizado foi super legal com pessoas realmente interessados em fazer o que gosta, sabendo transmitir o que sabe. A primeira parte me fez despertar para anotar os acontecimentos e idéias, com algum algo que possa carregar no bolso e que possa passar a frente isso. E na segunda ir para navegar na Internet foi ótimo, pois não sabia nada sobre blog e gostei muito do que aprendi. Pretendo voltar em outros encontros, pois gostei de todos.

Cássia – São José O encontro de hoje foi muito bom, porque trouxe como modelo outros exemplos de como podemos trabalhar com a Comunicação em nossa Organização. A dinâmica dos painéis realizado no primeiro momento proporcionou ao grupo a troca de opiniões. (A Elly) foi feliz em suas colocações quanto a necessidade de nos inteirarmos a esta ferramenta de trabalho que é o computador. (Internet) com o proósito de adquirimos mais informações , transmitir conhecimento e realizar nossas tarefas diárias. Parabéns!

Marilene - Macedônia Essa oficina foi tão importante quanto a do ano passado, exatamente no dia 15/10/03, porque esclareceu muitas dúvidas e também começou pela forma mais simples de comunicação, pois não exige muitos gastos, não esquecendo que a informática ajuda muito no dia-a-dia, mas nem por isso precisamos ter acesso as coisas caras para nos comunicar, gostei da maneira simples com que Felipe e Elly conduziram a oficina, senti falta do Felipe, poderia ter ficado até o final, mas foi excelente a conduta da Elly, que é muito comunicativa e gostaria de tê-los como sobrinhos, fica aqui o meu abraço sincero aos dois. Espero vê-los em breve e que a próxima oficina seja tão boa quanto a de hoje.

Magali P. Felipe – Lua Para Brilhar O encontro do grupo foi muito rico em informação. Os palestrantes do grupo foram muito legais, informaram de maneira clara. As dinâmicas foram ótimas , porque sem elas seria difícil para chegar ao resultado completo do conteúdo. Esse tema foi muito bem trabalhado pelo grupo. Porque na teoria é muito fácil se dizer, mas na prática as coisas mudam. A tecnologia faz com que possamos facilitar o trabalho de pesquisa, conhecimento e cultura. Gostaria de me aprofundar no conhecimento com curso de computação, pois só sei o básico. Foi um prazer em participar do grupo.

Suzete Peixoto – Luz Para Brilhar Esta foi a segunda oficina de comunicação a qual participei, e posso afirmar que estou saindo com informações novas e ricas. Para alguns pode ser coisa mínima, mas para mim foi importante a aula prática (no computador), pude aprender a criar um e-mail e trabalhar em grupos. Foi um tema valioso, pois a minha Entidade se encontra em uma fase de se estruturar, eu estou iniciando na Corrente Viva e confesso que a principio fiquei preocupada com os requisitos, mas em contato com a Bia e Sidney já me encontro tranqüila. Estou participando com muita alegria e vontade e tenho certeza que vou alcançar a aprovação da Corrente. Gostaria de saber como participar do projeto cidadão. Até o próximo encontro!!!

Valéria – Jd. Maria Helena Adorei esta oficina, espero que não pare tenha outras oficinas como está adorei a recepção o Felipe e a Elly. Pena que o tempo seja tão curto para tantos assuntos importantes. Espero que a Rede Corrente Viva consolide e continue com a parceria com o meta reciclagem, e que se consiga solucionar o problema da maioria das organizações da Rede, e ter um computador funcionando (bom estado).

Fabio Góis – Fala Negão A dinamica da manhã foi muito boa, pois mostroui como podemos nos comunixcar de forma objetiva e também procurar entender e principalmente opinar sobre o que se lê. Proporcionou-nos também uma ligaçãso com o trabalho da tarde, facilitando-º A criação de e-mail, blogs, grupos, foram muitos interessantes, mostrando-nos ferrasmentas pra quais só tínhamos conecimento. Parabéns, ótimo trabalho esclareceu muito. Obrigado.

Wagner – Turma da Touca A oficina ministrada no dia de hoje, pelo pessoalç do metareciclagem, a tendendo a uma demanda das entidades e do GT comunicação, serviu para refletirmos sobre os meios / veículos tecnológicos que estão no alcanse de todos, independente se a entidade é estruturada ou não, o qual não damos conta de sua utilidade no nosso dia a dia, como visto na dinâmica que pode servir se bem utilizado, para fluir a comunicação interna. Sendo uma descentralizador das ações. Foi muito gratificante e proveitoso, pois saio daqui com ferramentas importantes para utilçizar com meus colegas de trabalho. O dia foi ótimo desde o seu inicio a seu termino e rico nos conteúdos, pois acredito que além de mim, outras pessoas com certeza saiu daqui desta oficina cheios de idéias, para por prática.

Luciana Calazans – A oficina me ajudou muito a distribuir melhor as idéias, como colocar cada artigo , opinião seja qual for a idéia / assunto. Na parte da manhã, todos colocamos nossas opiniões, fizemos criticas e acertamos na boa. Foi uma dinâmica, levamos na brincadeira, mas porque não acionar isso na vida em nossas organizações. Na parte da rede para mim foi um pouco complicado, porque existem as dificuldades dos colegas em relação a informática, nem todos fazem por maldade, acontece a questão da empolgação e sem querer esquecemos as dificuldades alheias. A oficina mostrou um pouco a questão da inclusão digital, uma questão muito difícil, infelizmente de ser solucionada. No resumo do dia posso dizer que a solução da utilização da ferramenta deve estar mais próximo do que pensamos, basta termos um pouco de paciência e determinação. Ah! Um pouco de carinho ajuda muito.

Penha – Fala Negão Boa tarde infelizmente não pude estar aqui na parte da manhã, mas achei interessante a parte que consegui absorver não vou arriscar, a oficina por inteiro porque não poderia faze-lo, mas achei importante embora acho que se trata chamemos a nível pessoal talvez fosse mais proveitoso.

Personal tools