Jump to Navigation

googlescholar

qua, 06/07/2011 - 14:28

Metareciclagem e academia: espaço de reflexão ou perda de potência?

A discussão sobre caminhos e meios da rede metareciclagem é algo que tem sempre permeado e ajudado a manter viva a dinâmica de conversas da própria rede.

Há algumas semanas atrás andei me perguntando como as pessoas que se propuseram a estudar metareciclagem por uma abordagem um pouco mais formal tinham encontrado soluções para seus questionamentos. Pesquisei um pouco no Google, no Scholar, mas muita informação dispersa, cansei e parei.

Encontrei uma ferramenta essa semana que baixa os primeiros 1000 resultados do google scholar e organiza a informação de uma maneira delícia de ver. É claro que a primeira coisa que fiz foi pesquisar MetaReciclagem por lá. Coloquei em anexo nesse post o resultado que coletei, se alguém tiver interesse em ver mais detalhado.

Alguns resultados me surpreenderam, pois eu sabia que haviam alguns estudos, algumas teses, mas não fazia ideia de que já haviam sido publicos mais de 110 trabalhos que referenciam metareciclagem de alguma forma. Outro ponto mais interessante ainda, a grande maioria dos autores eu sequer ouvi falar. Esses trabalhos já receberam mais de 67 citações, no total. O que dá uma certa ideia do espalhamento e apropriação dessa produção.

Me surpreendeu bastante, confesso. Não sei o quanto o pessoal daqui tava por dentro disso. Me deu vontade de olhar com mais cuidado o que cada publicação tem falado, como entendeu e traduziu o que estamos fazendo por aqui, como descreveu sua visão de Metareciclagem e como tudo isso impacta a nossa própria de ver e fazer metareciclagem.

Sei que muita gente por aqui tem resistência a trabalhos acadêmicos e tals. Nada contra e nem a favor. Cada um, cada um. Masssss..... Como você lê esse movimento? Algumas possibilidades:

  • metareciclagem tá amadurecendo como processo e levando muita gente interessada em pesquisar cultura digital, inclusão digital, lixo eletrônico, ética hacker, etc a incluir o meta como uma referência, ampliando o espaço de reflexão do que fazemos?
  • metareciclagem está perdendo potência, virando uma rede careta e, portanto, sendo mais facilmente apropriada para estudos formais acadêmicos?
  • nenhuma das duas coisas e eu gostaria de saber o que mais pensam sobre isso....

;-)

466 leituras blog de dmartins
Conteúdo sindicalizado