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tecnologia

Encontro na Terra da Calangada / Peregrinação dos Des_Finados pelo Fim do Fim do Mundo.

Encontro de pessoas que caminham ou desejam caminhar juntas, para troca de ideias, metareciclar pensamentos e coletivizar ações. > metareciclar-se

Onde

Parte I - 02/11/2012 das 15:00 até 18:00
BSB - Parque da Cidade – Estacionamento 3 (Em frente ao Gibão)
Segue por do Sol e açai das 18:30 até 19:30
 
Parte II - 02/11/2012 das 19:30 até.... o bar fechar
Bar do Piauí , CLS 403, Bloco B.
 
 
O que levar
Parte I - bebida, comida, ideias, instrumentos para fazermos uma som coletivo. E umas chaves-de-fenda. (é, vai, nunca se sabe!) Também faremos documentação em video do evento com pequenas captações de relatos.
 
Parte II - uma graninha para dividir a conta e o que mais tiver na cabeça.
 
 
Temas para Des_Programação Coletiva
#MetaMitoNarrativas
#Proezas do Severino
#Desconferência da
#FilosCerveja
#Produção Colaborativa de HQs 
#DIY Audio - Possibilidades de integração, colaboração e produção coletiva de hardware e software aberto voltados para áudio.
#Video MiniDoc Coletivo
#Restauração de torno de corte de vinil
#Edital Curta Resíduos Solídos & Jogos
#Des_organizações de força tarefa - metodologias / pesquisas / produção e documentação
 
Quem Vai
 
Recurso para Deslocamentos
Temos R$ 140,00 (valor que pode aumentar a depender das propostas / ações) para ajudar a cobrir a gasolina de quem quiser vir dos arredores,  de carro com mais 2 ou 3 pessoas.
 

Derivações da des_programação

Convidamos a continuar com a des_programação dos Des_finados e suas derivações no quintal da Cinistra para o dia 03/11/2012, dia dos sobreviventes:

Feira do URUBÚ -  03/11/2012 das 11:30 até  às 19:00;

GambiarraDay  - 03/11/2012 das 12:30 até  às 18:00 - No Estacionamento 3 (Em frente ao Gibão)  

 
Situação desta ConecTAZ: 
em planejamento

Encontros para Projetos e Atividades do MZBR - Sabado - 13.08.2011 - PARTICIPE

 


Encontros para Projetos e Atividades do MZBR - Sábado - 13.08.2011 - PARTICIPE


Sábado, 13.08.2011 - Diversos encontros estarão acontecendo pelo Brasil apresentando projetos e atividades sobre o Movimento Zeitgeist Brasil. Participe e exponha idéias você também.

(Pautas diferenciada dependendo da sua região)

- Apresentação dos novos membros

- Apresentação de novos projetos

- Sessão de Perguntas e Respostas

- Discussão aberta (sim, traga suas idéias e vamos falar a respeito)

- Organização dos grupos de trabalho (Time de Tecnologia, Time de Comunicação, Time Lingüístico,Time de Desenvolvimento e Time de Educação/Instrumentalização)


Seria interessante você assistir o Filme que formou o Movimento Zeitgeit e trouxe mais de meio milhão de pessoas juntas  no mundo todo em menos de 3 anos. Pois HOJE, temos a capacidade de gerar energia, alimentação, moradia, saúde e educação PARA TODOS nesse planeta e ao mesmo tempo ELIMINAR as crises econômicas, sociais e ambientais junto com a corrupção, a pobreza, o abuso de poder, o desemprego, a desigualdade social, as guerras e outros fatores que impedem a vida e sustentabilidade do planeta e de seus habitantes.

- Assista "Zeitgeist Addendum" aqui: www.youtube.com/watch?v=oZcZ5InNxEg


Locais dos Encontros:

Encontro do Movimento Zeitgeist em Natal/RN - http://blog.movimentozeitgeist.com.br/2011/08/07/encontro-do-movimento-zeitgeist-em-natalrn-2/

 Encontro do Movimento Zeitgeist em Belo Horizonte - http://blog.movimentozeitgeist.com.br/2011/08/05/encontro-do-movimento-zeitgeist-em-belo-horizonte-3/


Encontro do Movimento Zeitgeist em Porto Alegre -
http://blog.movimentozeitgeist.com.br/2011/08/04/encontro-do-movimento-zeitgeist-em-porto-alegre-6/


Mais informações - http://movimentozeitgeist.com.br/

Contato: http://movimentozeitgeist.com.br/contato

 J

Alex

 

Participe dos encontros do Movimento Zeitgeist Brasil

Aplicação do Método Cientifico a favor do homem - Introdução ao Movimento Zeitgeist

Você gosta das idéias e oportunidades que a Metareciclagem trás a vida de cada um de nós? 

Você gosta da idéia de usarmos a tecnologia que possuímos HOJE para auxiliar, da melhor forma possível, a humanidade?

HOJE, temos a capacidade de gerar energia, alimentação, moradia, saúde e educação PARA TODOS nesse planeta e ao mesmo tempo ELIMINAR as crises econômicas, sociais e ambientais junto com a corrupção, a pobreza, o abuso de poder, o desemprego, a desigualdade social, as guerras e outros fatores que impedem a vida e sustentabilidade do planeta e de seus habitantes. Gostaria de saber mais a respeito? Visite: www.mzbr.com.br - Assista "Zeitgeist Addendum" aqui: www.youtube.com/watch?v=oZcZ5InNxEg

Participe dos encontros que estão ocorrendo em todo o Brasil (em todo o mundo) para se informar sobre as propostas que o Movimento Zeitgeist apresenta no filme mencionado acima . Informações sobre os encontros podem ser obtidos no site www.mzbr.com.br

Vejo você lá!

:)

Alex

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funcionando

Localização

TODO O BRASIL (O MUNDO INTEIRO)
Brazil
ter, 26/04/2011 - 12:05

técnica, tecnologia e tecnoxamã: mbraz devorado

A técnica são modos de fazer e de saber-fazer, muitos modos de
saber-fazer mais as relaçoes de afeto(ou parentesco, no sentido
indígena) compoem uma cultura... ou uma tecnologia, como queiram.

a questão maior é como estas culturas, ou tecnologias, se inserem num
sistema maior de predação. Se para o índio, há uma relação entre
aquilo que o devora(a onça, o jaguar, a jibóia...) e a possibilidade
de que ele tambem a devore, num sistema de produção mutualizada de
sentido (de saber-fazer, de como matar a onça); num sistema de
produção como o capitalista, por ex., a mesma lógica pode ser
aplicada.

Se o índio ao matar a onça, de certa forma, absorve parte de seu
espírito e de seu modo existencia; ao lutarmos contra o capitalismo em
determinados momentos nos transformamos nele, pois somos a sua
contraparte, o seu complemento como presa a ser devorada.

Ao falarmos da natureza da tecnologia, e não da cultura digital(pois a
cultura digital está inserida numa cultura maior) tambem podemos usar
os mesmos principios filosoficos. Se a maquina computadora, as redes,
o google, por ex., funcionam como uma especie de Oráculo de Delfos
que, se por um lado me responde questoes, por outro se alimenta dos
meus dados (do meu perfil, de onde estou fisicamente e o que ando
fazendo). Portanto um sistema de presa e predador indígena, onde um
tenta devorar o outro.

Porem ha' um desvio nesse sistema de predação... ocorre quando o
tecnoxamã subverte o uso previsto da maquina computadora - esta que é
pobre em cultura e natureza pois pensa com somente a parte
racional-lógica-simbólica do homem, feita por esse como criatura. Tal
desvio ocorre quando se pega peças soltas, moldando-as num toscolão ou
um toscolinho, via Glerm. Quando a subversão do uso rompe a
pré-determinação da máquina fria e adentra por um outro dominio, o da
sonoridade. Os sons são tanto do domínio da humanidade quanto da
Natureza. Nesse momento a máquina torna-se maracá, pois transcende
mundos espirituais. Parte daquilo que é morto(feito de minerais,
silício, artificial, que não se reproduz) para adentrar no domínio da
vida, a composição maior e misteriosa, feita de sonoridades,
sensações, percepções e afetos.

Voltando a Viveiros de Castro, que na real é somente um tradutor, ou
transdutor, da natureza indígena, podemos nos perguntar: -Onde então
realmente estamos na cosmogonia  da predação capitalista? Entre os que
comem comigo, entre aqueles que me comem ou naqueles que eu como?

E-mail do Mbraz em 26 de abril de 2011. Parte de uma conversa na thread "chat ruiz e fabi" que veio / vem rolando esse dias na lista metarec.  (Deu vontade de botar no site e relacionar ao EdorR, depois tento explicar.)

2151 leituras blog de ol2lando

Centro de Inovação Social dos Araçás

Centro de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias sociais, metaparticipação, inovação pública, creative commons, copyleft e metareciclagem.

O Centro de Inovação Social dos Araçás é um ponto de encontro para pessoas interessadas na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias sociais, metaparticipação, inovação pública, creative commons, copyleft e metareciclagem.

Projetos

  • Tecnologia e Comunicação do Patrimônio Cultural
  • Linux/BSD Installfest
  • Mozilla Drumbeat
  • Passeio fotográfico do patrimônio histórico
  • Debates mensais sobre internet livre
  • Oficinas de Wikificação
  • Oficina de espelhamento da Wikileaks
  • Oficinas de compartilhamento
  • Oficinas de Wordpress
  • Oficinas livres
  • Grupos de estudos

Recursos

  • Café livre
  • wifi livre
  • Cineclube
  • Biblioteca
  • Videoteca
  • Hemeroteca
  • Estacionamento
  • Bicicletário (em breve)

 Blog: http://inovacaosocial.cc

Situação desta ConecTAZ: 
funcionando

Localização

Centro de Inovação Social dos Araçás
Rua Manoel Severino Oliveira, 19 Antigo Café dos Araçás
Brazil
27° 36' 0.5292" S, 48° 28' 14.5704" W

ReuniaoIrcMomentosFuturos

Reunião online em 01/02/2011 falando sobre possibilidades de articulação para a rede MetaReciclagem no presente e futuro. Falamos sobre formatos possíveis de viabilização de ações, escala local, inovação, sustentabilidade e mais um monte de coisas. A íntegra da conversa está disponível no log em anexo.

qua, 09/06/2010 - 16:25

sem tempo, mas brincando sempre: #antix gnu-linux

Tava agora nos entremeios de meus estudos de policy networks e de repente não resisti e dei uma fuçada no twitter. Daí que encontrei a @miosote reclamando que o seu velhinho (PC) tá na porta da funerária. Lembrei que um velhinho que tava aqui em casa como  doação de um amigo foi ressuscitado tem umas duas semanas.leia mais

1241 leituras blog de ol2lando

É um exercício de tradução limitado pelo vocabulário

O trecho de texto abaixo começa com a intenção de um post do blog #reacesso e  migra para um texto a ser construído na wiki metareciclagem. Se ele passar a ser um texto com mais de um colaborador entramos em uma outra fase.

.....

Tava  aqui estudando um texto que fala de como a desconstrução não é uma crítica convencional do texto porque ali o "desconstrutor" não  supõe "saber mais" que o construtor. E que o que essa prática  explora de fato a capacidade que a linguagem tem de falar mais que os controles que temos dela. Daí, não sei porque, lembrei de um episódio em sala de aula no semestre passado, numa disciplina sobre redes, quando eu insatisfeito com as discussões que estavam me parecendo formalistas demais, coloquei que o problema com o discurso que estávamos ali tentando estabelecer era essa amarra do produzir "acadêmico" que nos faz ter que trazer vozes já legitimadas aqui ou acolá para falar por nós.

Lembro que o que eu pensava na hora era essa coisa de cada palavra, expressão, noção usada num texto, discurso acadêmico ter que trazer aliados "teóricos" para uma disputa. Conceitos, noções, perspectivas que estabelecem posições e colocam as possibilidades do jogo. As contrapartes, adversários no jogo,  ou  possuem também algum  "domínio"  das posições colocadas ou jogam com outras posições para objetivos aparentemente iguais. Apenas aparentemente, porque há  objetivos implícitos, objetivos não manifestos, que de fato diferenciam os objetivos.  Estas posições  tem que ter  legitimidade de acordo com as convenções dos grupos que estão no jogo. Um  clube fechado onde as regras não são influenciadas por percepções externas.Só podemos usar conceitos e noções a, b ou c que vêm de X, Y e Z porque X, Y e Z já são reconhecidos pelo jogadores como posições legítimas. É aí que o formalismo enche o saco, limita e provavelmente produz esses espetáculos sem sentido que muitos veem nos trabalhos acadêmicos.

Que posições eu vejo na práxis que podem ser trazidas para o jogo ?

Então é que faz sentido ter as posições e sua limitações e trazer posições da práxis para ampliar as compreensões e chegar a ....

mas estamos limitados pelas possibilidades de tradução, os vocabulários não são suficientes para traduzir as experiências sem perder muito de sua riqueza

Aí nesse jogo, ainda estamos enfrentando questões  morais e legais a serem dribladas

as experiências não são limitam às purificações que precisamos fazer delas para narrá-las no contexto acadêmico... aspectos morais, legais

por outro lado não há de fato essa fronteira no clube. O que é elimidado para purificar o texto se dá apenas no texto, por isso a compreensão do  pesquisador sempre é mais ampla que o que há no seu texto,

O pesquisador, escritor, narrador dos fatos para a academia purifica as experiências para o texto mas lida  com as impurezas na práxis e sabe que o texto, os textos são sempre muito limitados,  pois por menos de impurezas que tenhamos eliminado o texto não é a experiência....

 

Depois de algumas contribuições na lista elaboro o que vem a seguir em 06 de junho de 2010

Nestas nossas "conversas" em lista, de uma forma mais direta e com um tempo e espaço de dispersão e esgotamento maiores,  ou em posts de blogs e wikis e com outras caracterizações de tempo e espaço, ou mesmo nos mensageiros instantâneos, no IRC, cada um desses espaços e práticas sócio tecnológicas com suas possibilidades e limitações, sempre revivo a sensação que fez chegar à compreensão do #reacesso.

O reacesso, à primeira vista, com uma olhada superficial, pode parecer um simples ir e voltar de de textos e compreensões. Mas, por outro lado, ao mesmo tempo que leio a ordem do discurso, vou tendo cada vez mais reforçada uma noção de que,  ainda que eu não sinta que consiga expressar plenamente, e que bom que não consiga, reacesso é real como aquela realidade que eu crio.

Criamos as realidades ao nomear certas coisas que carecem apenas de reacesso para receberem um outro nome e assim por diande. Mesmo quando não nomeamos explicitamente  trabalharmos com a noção, a visão, a crença, um tipo de discurso ao qual não ligamos sempre conscientemente e diretamente a textos anteriores, e aqui eu uso texto compreendendo que pode significar muito mais do que algo que está escrito.

Recentemente fui apresentado à metáfora da tecnologia enquanto texto. Noção creditada ao Steve Woolgar e que a Christine Hine utilizou num livro de 2000, o Virtual Ethnography. A intenção nesse parágrafo era falar disto um pouco, já que achei a noção muito interessante e parece que ela tem um fundamento também para como estou visualizando a construção de um entendimento de tecnologia com a Actor-Network Theory. Mas quando eu retomo a escrita imediatamente algo me vêm à cabeça. Que o reacesso é, também,  justamente uma reação à dificuldade de lidar com as referências.

É justamente esse processo que eu estou falando, de ter as pessoas conversando sobre um assunto mas sempre tendo que buscar referências como aliados para  para que a conversa continue. Só que uma percepção imediada, agora, é que essas referências, ainda que me parecem quando penso em "objetivo" muito semelhantes, mas devem  ter intencionalidades que eu não compreendo, não acesso, não vejo, não sinto e por aí vai.

Acho que a discussão vai na questão desses aliados-referências para o falar e como participar da conversa r sem esses aliados-referências. É possível? É possível que a sua fala seja considerada? E os aliados-referências não manifestos? Bem, claro que o pedacinho do Foucault que eu li deu uma turbinada aqui na capacidade de visualização da coisa. E, ao mesmo tempo, seŕa que eu posso dizer que tô entendendo quando o Liquuid diz que a lista é muito acadêmica, que somos muito acadêmicos?

Vou voltar pro resto do texto do Foucault, esse, como vários,  eu não consigo deixar pela metade. O que reforça para mim aí que há uma série de problemas em torno dessa questão do reacesso, especialmente quando limito a questão à releitura do que em tese ainda não foi lido.

dom, 14/03/2010 - 10:25

Desinventar

De repente, escrever.
Estava esperando começar algo, pra começar algo. A mente humana é algo maravilhoso mesmo.
E começo a ler as palavras do Orlando, da Lelex e acabo remetido a outra prosa, mais antiga, quando comecei a falar sobre os coletivos de arte. Disse eu que a Metareciclagem estava presente, mesmo sem saber que ela existia.
Nessa época, as idéias não tinham limites, e até voar era fácil.leia mais

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